Saiba tudo sobre o novo coronavírus

O que você precisa saber, fazer e como prevenir o contágio
O novo Coronavírus – COVID-19, é uma família de vírus que provocam dificuldades respiratórias. O novo agente da doença foi encontrado em dezembro de 2019, após casos registrados na China. Foi na década de 60 que o vírus foi relatado como coronavírus, em virtude da descrição na microscopia, parecendo uma coroa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), alguns coronavírus podem produzir doenças graves como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
Sintomas e causas: O novo coronavírus pode ser transmitido por tosse, espirro, coriza, mãos em contato seguidos com a boca, nariz ou olhos, com superfícies e objetos contaminados e pessoas que viajaram para regiões que já tinham indivíduos infectados. O período de incubação da doença pode durar entre 2 e 15 dias.
Diferença entre gripe e COVID-19: Incialmente não existe nenhuma diferença aparente da gripe e o COVID-19. Por isso, é importante observar e estar atento às áreas de transmissão local e aos sintomas.
Diagnóstico e tratamento: O diagnóstico é feito a partir da indicação de caso suspeito, então é coletada uma amostra de materiais respiratórios para análise.
Não existe ainda um tratamento específico da doença, porém, diversas pesquisas e testes tem sido realizado por profissionais de saúde, cientistas e pesquisadores em todo o mundo. Os pacientes infectados recebem uma máscara cirúrgica para utilizarem e são tratados com suporte clínico. Nos casos graves, os pacientes recebem um suporte ventilatório na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A equipe de saúde também deve estar em alerta, utilizando máscaras respiratórias, luvas, avental e proteção ocular para evitar a infecção.
Medidas de prevenção
A Engequisa preparou uma série de dicas valiosas para se prevenir neste período de pandemia que atinge todo o planeta. É importante que todos tomem todos os cuidados necessários e indicados:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, incluindo o espaço entre os dedos, unhas e punhos;
- Ter consigo o álcool para higienização sempre que necessário;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;
- Usar lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
- Não compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Evitar sair de casa;
- Manter ambientes bem ventilados;
- Evitar locais de muita aglomeração;
- Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, devem redobrar os cuidados.