Como ingressar no PRECEND da Copasa

Escrito por Engequisa

O Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos – PRECEND, da Copasa, tem como objetivo regularizar empresas quanto à destinação correta de seus efluentes líquidos.

O que são efluentes não domésticos? São considerados esgotos não domésticos, também chamados de efluentes não domésticos, os “resíduos líquidos provenientes da utilização de água para fins industriais, comerciais ou de prestação de serviços que adquire características próprias em função do processo empregado.”

A Copasa recebe os efluentes não domésticos no seu sistema público de esgotos e os encaminha, conjuntamente com os efluentes domésticos, às estações de tratamento, promovendo a despoluição dos cursos d’água.

Os 7 passos determinados pela Copasa, são:

1- Entrar em contato com o setor comercial da Copasa e buscar informações sobre o programa;
2- Após uma vistoria, a Copasa irá identificar se há necessidade de ingressar no Precend;
3- É feita a identificação e o cadastro, através de formulário enviado pela Copasa, onde o estabelecimento informará dados básicos, como razão social, endereço e CNPJ, e terá seu ingresso oficial;
4- A Copasa irá fornecer um documento para que o estabelecimento informe ao Órgão Ambiental que iniciou o processo e receberá o prazo para elaboração do Projeto;
5- Conforme as orientações recebidas, o empreendimento deverá elaborar o projeto técnico detalhado de toda sua rede, produtos, processos e funcionamento, demonstrando como pretende se ajustar para atendimento aos limites previstos na Norma Técnica T.187/6;
6- Após a Copasa aprovar o projeto, será realizada a assinatura do contrato, constando frequências de coletas e análises do Plano de Automonitoramento, bem como obrigações de ambas as partes envolvidas e as possíveis sanções em caso de descumprimento.
7- O último passo é o Automonitoramento, onde serão realizadas as coletas e análises periódicas e o encaminhamento dos resultados para acompanhamento da Copasa.

A Engequisa realiza o Plano de Amostragem, o Projeto da Partes A e B, além de todas as coletas e análises periódicas previstas no Plano de Automonitoramento. Temos uma equipe técnica altamente qualificada para te atender.

Realizando o programa de forma adequada as empresas cooperam com a preservação do meio ambiente e com a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos.

Engequisa – Meio Ambiente por inteiro!

 

 

 

 

Categoria: