A importância das normas para o setor ambiental

Escrito por Engequisa

Se tratando de serviços ambientais é imprescindível o cumprimento de normas municipais, estaduais e federais. O regulamento assegura a confiabilidade de produtos e serviços, mantendo uma padronização eficaz e segura, bem como o respeito ambiental.

Vamos citar algumas das principais normas que regem esse sistema de serviços, começando pela Portaria de Consolidação Nº 5 (originários da antiga Portaria 2914/2011, que foi revogada). Essa Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade e consolida as normas existentes sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Se deseja saber mais sobre essa portaria específica, CLIQUE AQUI.

Temos também a DELIBERAÇÃO NORMATIVA CONJUNTA COPAM/CERH-MG Nº 01; COPAM Nº166; CONAMA 357; CONAMA 396; CONAMA 420; CONAMA 430, além da NORMA TÉCNICA T.187 da COPASA. Todas essas normas tratam de forma geral de avaliações, métodos e da gestão de parâmetros físico-químicos, orgânicos, microbiológicos e hidrobiológicos de águas, solos e efluentes, cada uma com suas particularidades e classificações, conforme o campo pesquisado.

A ENGEQUISA trabalha com todas essas normas e outras mais, com laboratório homologado junto à Rede Metrológica do estado, conforme os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025, em atendimento às exigências do Conselho Estadual de Política Ambiental - COPAM-MG. Somos também credenciados a outros órgãos ambientais estaduais, como o Instituto Estadual do Ambiente do Estado do Rio de Janeiro - INEA/RJ, para amostragem e análises de diversos parâmetros em variadas matrizes.

Categoria: