Porque é importante o monitoramento de ruídos ambientais?

Escrito por Engequisa

Para falar da importância do monitoramento de ruídos vamos discutir o que são os ruídos ambientais: tratam-se de sons produzidos em um determinado ambiente, que alteram a sua condição normal de audição. Quando prejudiciais, podem ser chamados também de poluição sonora ou contaminação acústica. Os ruídos são gerados por motivos diversos, sendo comuns em atividades industriais, lugares onde há grande tráfego de automóveis ou obras, por exemplo.

Com o crescimento de áreas industriais, a poluição sonora tem aumentado e impactado o meio ambiente. Os ruídos ambientais podem gerar danos à saúde, como dor de cabeça, enxaqueca, irritabilidade, hipertensão e problemas de audição de vários níveis. A poluição sonora pode também causar o afugentamento da fauna.

O Monitoramento de Ruído Ambiental, realizado pela Engequisa, analisa a potência quantitativa de sons produzidos por empreendimentos que afetam as localidades próximas do ambiente investigado. As consequências dos ruídos variam conforme a duração da exposição. Por isso é importante uma verificação com profissionais capacitados e aparelhos específicos.

A Engequisa tem em seu escopo de serviços homologados pela Rede Metrológica de Minas Gerais, a medição de nível de pressão sonora (ruído). Os laudos são apresentados detalhadamente, especificando as fontes dos ruídos e suas emissões. Nossos especialistas constatam os possíveis danos para cada tipo de situação, em conformidade com as legislações municipais e estaduais.

Como e quando devem ser feitas essas avaliações?

A Engequisa recomenda que todos os empreendimentos em funcionamento e os futuros empreendimentos que possam gerar ruídos façam a avaliação, lembrando que os monitoramentos poderão ser diurnos, noturnos e até vespertinos, variando conforme o horário de funcionamento do empreendimento e as leis de cada cidade. Os responsáveis devem consultar os órgãos ambientais envolvidos no seu tipo de negócio e as prefeituras municipais, que geralmente cobram dos empreendimentos a apresentação destes monitoramentos.

Os empreendimentos em funcionamento devem apresentar o Laudo de Ruído Ambiental conforme a frequência definida nas condicionantes do empreendimento e a cada renovação da licença, se for o caso. A importância do cumprimento de prazos e acompanhamentos dessas avaliações tem o objetivo de prevenir e controlar os impactos socioambientais, mantendo o controle e bem-estar da população.

Categoria: