Os efluentes atmosféricos

Escrito por Engequisa

Os efluentes atmosféricos ou emissões atmosféricas são resíduos propagados no meio ambiente, na forma de líquido, sólido ou gasoso. Eles podem ser produzidos por diversos meios e são descartados na natureza, ocasionando consequências significativas para o meio ambiente.

Vamos conhecer um pouco sobre esses efluentes que são divididos entre Emissões Pontuais e Fugitivas. Mas qual a diferença entre elas? As emissões pontuais são executadas por meio de uma fonte capaz de monitorar seu fluxo, como por exemplo os dutos e chaminés. Já as emissões fugitivas equivalem ao impulso de uma matéria na atmosfera de forma difundida, sem controle do seu fluxo, como por exemplo a abertura de moldes com substâncias frágeis.

Existem também as Fontes Naturais, como o caso de queimadas naturais e os vulcões. Já as Fontes Antropogênicas, que são criadas pelo ser humano, como exemplo a construção de indústrias e carros.
Agora que aprendemos um pouco da origem dos efluentes atmosféricos, vamos falar de alguns poluidores do ar responsáveis pelo efeito estufa, alguns deles são: o dióxido de carbono (CO2), o ozônio (O3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de enxofre (SO2). Com a emissão desses gases é modificado a composição química do ar, mudando a temperatura do planeta e causando então o aquecimento global.

Por isso orientamos a importância do tratamento de efluentes atmosféricos. A Engequisa realiza um sério trabalho nessa área de análises de emissões atmosféricas, que consiste em um monitoramento específico das fontes estacionárias, realizadas por meio de um padrão associado às emissões de gases de diversas atividades. Incluem-se em nosso escopo as análises de:

  • Material Particulado;
  • Dióxido de Enxofre e de Névoas de Ácido Sulfúrico e Trióxido de Enxofre;
  • Óxidos de Nitrogênio; Metais; Fluoretos; Cloretos (Cloro Livre e Ácido Clorídrico);
  • Amônia e seus compostos; VOC (compostos orgânicos voláteis);
  • Semi-VOC (compostos orgânicos semi-voláteis);
  • Dioxinas e Furanos e Cianetos.

Entre em contato conosco e conheça detalhadamente como prestamos este serviço. Vamos cuidar do meio ambiente!

Categoria: