Porque é importante o monitoramento de ruídos ambientais?

Escrito por Engequisa

Para falar da importância do monitoramento de ruídos vamos discutir o que são os ruídos ambientais: tratam-se de sons produzidos em um determinado ambiente, que alteram a sua condição normal de audição. Quando prejudiciais, podem ser chamados também de poluição sonora ou contaminação acústica. Os ruídos são gerados por motivos diversos, sendo comuns em atividades industriais, lugares onde há grande tráfego de automóveis ou obras, por exemplo.

Leia mais...

Os efluentes atmosféricos

Escrito por Engequisa

Os efluentes atmosféricos ou emissões atmosféricas são resíduos propagados no meio ambiente, na forma de líquido, sólido ou gasoso. Eles podem ser produzidos por diversos meios e são descartados na natureza, ocasionando consequências significativas para o meio ambiente.

Leia mais...

O que significa a Portaria de Consolidação Nº 5 do Ministério da Saúde?

Escrito por Engequisa

Vamos falar sobre a vigilância e a inspeção da qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade - conforme a Portaria de Consolidação Nº 5, de 28 de setembro de 2017. Essa Portaria dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade (originários da antiga Portaria 2914/2011, que foi revogada) e consolida as normas existentes sobre as ações e os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais...